Coletores

O que é Coletor?

O coletor de escape conduz os gases de combustão para o exterior do veículo, através do sistema de escape.

Chamamos o coletor de “rede de tubos”. Ela está ligada aos tubos de escape do veículo e é responsável pela recepção dos gases resultantes da combustão do motor, e pela sua expulsão para o exterior.

O coletor de escape está localizado na lateral da cabeça do cilindro e está ancorado a ele com uma junta de escape, para garantir um ajuste perfeito. Ambos os elementos devem ser projetados para suportar as altas temperaturas dos gases de combustão – razão pela qual normalmente são feitos de ferro fundido – para evitar possíveis vazamentos que possam reduzir o desempenho do motor.

Como funciona o coletor de escape?

Os gases de escape saem pelos cilindros e o coletor de escape é ligado a eles por meio de vários tubos, com o mesmo comprimento e diâmetro de onde serão encaixados.

É composto pela mesma quantidade de tubos que de cilindros do motor. e na outra extremidade estão ligados uns aos outros. De lá, os gases são canalizados para o conversor catalítico, que atuará como um filtro, e depois os deslizará através do tubo de escape e do silenciador, antes que eles cheguem à nossa atmosfera novamente.

Coletor de exaustão: o que é e como funciona?

No coletor de escape estão alojados o turbo e a válvula EGR, desde que os veículos tenham estes dispositivos.

O turbo utiliza a velocidade de saída dos gases de combustão para acionar sua turbina e a velocidade de admissão, que é conectada a ela por um eixo sólido.